RPG: Universidade Valemont para Vampiros e Seres Magicos
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

RPG: Universidade Valemont para Vampiros e Seres Magicos

Educar com Tradição e Rigor
 
InícioAulasÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar

 

 Tutorial do RPG

Ir para baixo 
AutorMensagem
Damon Simons Salvatore
Admin
Damon Simons Salvatore


Mensagens : 78
Data de inscrição : 11/08/2011
Idade : 31
Localização : Teresina

Perfil Acadêmico
Casa: Desmodus
Ano Escolar: Concluído
Curso:

Tutorial do RPG Empty
MensagemAssunto: Tutorial do RPG   Tutorial do RPG I_icon_minitimeTer Ago 16, 2011 9:02 am

Olá, jogadores! Este aqui é o tutorial, que ensinará aos novos membros como jogar e aos mais antigos a não se esquecerem das regras e jogabilidade.

Este fórum – Universidade Valemont – funciona no sistema de postagens, mais precisamente o RPG. O Role-playing game (RPG, traduzido como "jogo de interpretação de Personagens") é um tipo de jogo em que os jogadores assumem os papéis de personagens e criam narrativas colaborativamente. O progresso de um jogo se dá de acordo com um sistema de regras predeterminado, dentro das quais os jogadores podem improvisar livremente. As escolhas dos jogadores determinam a direção que o jogo irá tomar.

Os RPG’s são tipicamente mais colaborativos e sociais do que competitivos. Um jogo típico une os seus participantes em um único time que se aventura como um grupo. Um RPG raramente tem ganhadores ou perdedores. Isso o torna fundamentalmente diferente de outros jogos de tabuleiro, jogos de cartas, esportes, ou qualquer outro tipo de jogo. Como romances ou filmes, RPG’s agradam porque eles alimentam a imaginação, sem, no entanto limitar o comportamento do jogador a um enredo específico.

Agora, vamos ao ponto: como se joga? Vejamos os tópicos seguintes:

1 – Postagens

Para conversar com outros jogadores, não é preciso nenhuma técnica super avançada ou preencher algum pré-requisito. Aja como se fosse a vida real, converse, descreva o ambiente a sua volta, enfim, você é o escritor, você deve ser criativo e interativo. A resposta do outro player virá de acordo com o que for postado, e assim a conversação se desenvolve.

1.1 - Interação com outros Players

Durante as postagens, não esqueça de utilizar o modo “On”, para descrever uma ação de sua personagem, e modo “Off”, para dar algum aviso ou fala fora do jogo. Quanto ao português, ele é muito bem vindo, e, caso queira ser levado a sério pela administração a fim de almejar cargo no corpo docente, ou quaisquer outras vagas, pedimos que o use bem (“miguxês”, “nóis”, abreviações irrelevantes, palavrões, entre outros, são abomináveis a nossos olhos, então preste atenção em suas postagens).

Não se esqueça de diferenciar a fala de alguma personagem com a fala narrativa. Use aspas ( “ ), asterisco ( * ) ou outra pontuação para explicitar o que é dito como narrador; a utilização de travessão ( – ), barra ( / ) ou outra pontuação pode ser usada para indicar a fala da personagem. Eis um exemplo:

On:

* Bela era a noite no lago que há nas redondezas de Valemont. O luar refletia nas pequenas ondulações emitidas pela lula gigante na água, e o ar gélido passava levemente sobre meus cabelos. Melhor sensação não poderia ter.

- Quem me dera ter alguém a meu lado, agora.

* Refleti um pouco sobre o que fizera mais cedo com Fulana, não foi certo. Mas a preocupação não deveria vir a minha mente agora, não agora. Vim aqui justamente para fugir dos problemas, esfriar a cabeça, e, mesmo assim, continuo a pensar nela. Como fui burro! Minha testa começou a latejar de dor, não podia sentir as pernas dormentes, o sentimento de culpa tomava conta de meu corpo pouco a pouco.

1.2 - Legendas

Para melhor entendimento de sua postagem, é bom que coloque legendas para diferenciar as falas. Ex:

Legendas:
Fala da Personagem (escolha uma cor somente para este fim)
Pensamento da Personagem (deve estar com asterisco (*) no inicio)
Fala do Narrador (escolha uma cor para esse fim)
Fala de outra Personagem.

NOTA: Só utilize a fala da personagem se ela for fictícia ou se outro jogador postou a frase.

2 – Inscrição no colégio

O momento mais aguardado pelos estudantes, entrar em Valemont! Mas, como eu faço para me matricular? Como sou selecionado? Tenho que abrir alguma conta em banco? Ok, vamos explicar cada um.

2.1 – Matrícula

Para se inscrever na Universidade Valemont, é bem fácil e simples. Antes de tudo, há o ícone “Matricular” logo acima. Clique nele e aceite os termos propostos. Em seguida, preencha o campo “Nome do usuário” (este será o nome visto por você e pelos outros membros), coloque seu e-mail, senha, preencha todos os quesitos e aguarde algum administrador ativar sua conta. Você receberá um e-mail contando que sua conta foi ativada, então agora está permitido seu login no RPG! Mas, como se faz para logar?

Entrar no fórum é ainda mais simples do que se matricular: Ao lado de “Matricular”, clique em “Entrar” e bote login e senha. Feito!

2.2 – Seleção de Casas

Entrei no RPG, mas ainda não estou em nenhuma Casa! Como faço? Têm até alguns membros coloridos... O que são eles? Uma de cada vez, vamos lá.

• Aqui na Administração há uma categoria chamada Questionário de Seleção de Casas. Clique nela e siga as orientações para preencher sua ficha;
• Dentro de um a cinco dias, uma resposta será enviada em sua caixa de “Correio”, localizada no topo do RPG, será enviada a você, dando-lhe boas-vindas e dizendo sua Casa;
• Agora, sua personagem terá uma cor e rank, que indica a qual Casa pertence.

2.3 – Conta em banco e compra de materiais/objetos

Já que funciona no sistema RPG, como dito acima, roupas, livros, comida, todas são compradas com base na interação. Não há contagem de dinheiro, e não é necessário possuir ou criar alguma conta a principio, então a livre interação e compra podem ser efetuadas a qualquer momento.

NOTA: O que concerne as aulas, está explicitado em Regras do RPG, portanto, dêem uma passada nas regras para não se perderem também; o tutorial serve apenas para ajudar, não explica todas as regras.

3 – Foto de Avatar

O avatar é a foto que sua personagem exibe para todos.

• Para colocar uma foto, clique em “Perfil”, depois em “Avatar”;
• Se desejar pôr foto de alguém da Internet, copie o link da imagem e coloque no campo “Enviar Avatar a partir de uma URL” e clique em salvar;
• Se optar pôr foto diretamente de seu PC, clique em “Procurar”, depois escolha a imagem e clique em salvar.
Preferencialmente as fotos devem ter o nome do seu personagem, na barra inferior.

4 – Hangar dos Livros

Aqui é onde todo o material pode ser comprado. Várias lojas, que variam desde o Caldeirão de Livros, Pechincha de Livros e Relíquias Escritas.

• Só será possível visualizar o Hangar dos livros quando você estiver numa das Casas de Valemont;
• Entre em um deles para adquirir os livros de cada ano. Para realizar download destes, apenas clique sobre o livro desejado e baixe em seu computador.
• Para visualizar os livros, é necessário que você tenha o programa Acrobat Reader em seu computador. Aqui é possível realizar download: www.baixaki.com.br .

5 – Monitoria e Professores

Ah, como eu gostaria de ser um monitor! Zelaria pelo bem estar de todos e cumpriria as regras à risca... Ou, melhor ainda, gostaria de ser professor! Sim, ensinar a todos, que massa seria.

Calma lá! Para conseguir um destes cargos, precisamos avaliar sua personagem durante o RPG.

Os monitores são escolhidos através de suas notas e se seguem às regras do RPG; também são alunos excepcionais que botamos para instruir os novos estudantes. “Os monitores são escolhidos através de seus esforços como alunos”, aquela velha história.

Já para se tornar parte do corpo docente, uma ficha deve ser preenchida e enviada para o Diretor Eric Wartrox. O modelo da ficha está em Teste de Admissão ou E.R.P (Evolução Rápida de Personagem) e para ver as vagas que restam, olhe no tópico Cargos Disponíveis.

7 – Mensagens Privadas

O que seriam as mensagens privadas? Como diz o próprio nome, são mensagens destinadas somente ao usuário que a recebeu. Para acessar suas MP’s (como são abreviadas as Mensagens Privadas), clique no ícone “Correio” logo em cima no RPG.

8 – Futebol

Quero marcar gols, trazer a glória para minha Casa! Uhul! Com quem eu falo para participar da equipe de futebol? E como são as partidas? Elas acontecem no fórum do RPG mesmo ou em outro lugar?

Vamos por partes:

• As partidas de futebol são feitas via MSN, através de um sistema criado pelo RPG Universidade Valemnont, que funciona na base de perguntas, respostas e ações (além do português bem escrito);
• Antes de qualquer coisa, fale com o Capitão do time da sua Casa, ele terá o prazer em explicar as regras e lhe passar todas as informações necessárias para participar da equipe;
• Os jogos são realizados aos fins-de-semana, à tarde, com horário prévio marcado no Portal do RPG, mais precisamente no “Mural”.

9 – Assinatura

Sua assinatura aparece quando você posta uma mensagem. É possível colocar o que quiser, desde imagens a textos, dentre outros.

Há alguns passos para colocar sua assinatura:

• Clique em “Perfil”, depois em “Assinatura”;
• Para colocar uma imagem, primeiramente você deve hospedar uma imagem na Internet, o que pode ser feito através do site http://imageshack.us/ . Copie o link da imagem e coloque entre o código da imagem, o qual é [*img] [/img*]. (sem os asteriscos " * ")

10 – Habilidades especiais

As habilidades especiais são as características e/ou poderes que alguns membros possuem, estes podem ter ou não de acordo com o Questionário de Seleção de Casas que você respondeu, vale lembrar que lá você responde que habilidade você gostaria de ter e não que você vai ter.

Vira e mexe, novas habilidades podem aparecer, então fique atento às que estão por vir (vide também as habilidades que estão disponíveis).

11 – Pontos

Os pontos são distribuídos para cada uma das Casas, baseados nas postagens dos alunos nas aulas; além disso, contamos as partidas de futebol, o vencedor do Inter Classe de Casas, vale lembrar que é uma competição entre as casas de habilidades físicas e mentais, a pontuação nas provas e atividades extras ou opcionais também contam.

14 - Aulas

As aulas são de vital importância para seu progresso no RPG. E isso por que? Bom, os estudantes mais velhos têm maior conhecimento sobre os conteúdos e regras e, conseqüentemente, mais estudo e prática. Os que forem do 4º ano poderão vencer facilmente um aluno do 3º, e por aí vai.

Para frequentar as aulas, basta ir em GRUPOS, procurar pelo do 1ª Ano, e se inscrever no mesmo, depois basta esperar a sua aceitação que muito em breve será efetivada.

14.1 - Participando das aulas

Mas como participo das aulas? O que tenho que fazer para uma boa postagem? Vamos aos fatos:

• As aulas serão realizadas de quatro a seis vezes durante o ano letivo, e são postadas a cada duas semanas;
• O tempo real do semestre dura de três a quatro meses;
• Cada aula valerá 10 pontos, que ficarão a critério do professor avaliar de acordo com as regras de pontuação prevista pela Universidade (ler: Sistema de Pontuação);
• Para postar numa aula, primeiramente você deve participar do 1º ano;
• As postagens na sala de aula funcionam como em qualquer outro lugar do RPG, mas devem ser posts com conteúdo e sem floods. Já que os professores avaliam de acordo com a qualidade da sua postagem, é necessário que você se esforce ao redigir uma boa aula, caso contrário, você poderá levar um belo de um 0 (zero);
• Apenas UMA postagem do aluno por aula;
• Os professores avisam quando será a próxima aula;
• As notas de cada um contam para a Taça das Casas, portanto, não bobeie.

Nota: Média 7 (A - Aceitável) para passar de ano.

14.2 - Calouros e "atrasildos"

Mas eu sou calouro e entrei na metade do ano letivo! E agora, tem como recuperar as notas?

• É possível recuperar as notas no final do semestre. Os professores passam um trabalho de recuperação junto com a prova final, então dá pra passar ainda;
• Se postar após o prazo solicitado pelo professor, sua nota NÃO será avaliada e será como se você não tivesse comparecido à aula;
• Caso não passe de ano, você pode refazer sua série novamente no próximo semestre.

15 - Punições

- O aluno que estiver produzindo um ato inadequado, como atear fogo, riscar ou danificar livros, brigar, bagunçar o patrimônio da escola, entrar em banheiros do sexo oposto, jogar lixo em qualquer lugar que não seja uma lixeira, azarar, dentre outras traquinagens estará sujeito a advertencias e punições;

- O monitor não tem o direito de punir e sim de advertir com uma bronca e, se for o caso, encaminhar o aluno à um funcionário (Zelador, Enfermeira, Bibliotecária) para que seja aplicada uma detenção;

Abaixo, os funcionários que estão aptos a aplicar detenções:

(...) - Enfermeira
(...) – Enfermeira chefe
(...) - Zelador
(...) - Enfermeira
(...) – Bibliotecária

obs: cabe ao funcionário definir qual será a punição aplicada.

- Caso o aluno que for flagrado por algum monitor fugir da cena do 'delito' antes que seja aplicada a punição, o monitor deverá encaminhá-lo uma MP, aplicando-o diretamente uma detenção com um dos funcionários;

- Assim que receber a MP do monitor, o funcionário deverá enviar uma mensagem ao aluno, marcando o dia e horário da detenção. Este horário poderá ser negociado conforme disponibilidade das duas partes. O aluno que não comparecer na detenção e não prestar esclarecimentos ao funcionário perderá 3 pontos , tendo 10 dias para recuperá-los;

- São exemplos de punições: trocar lençóis da enfermaria, limpar as prateleiras da biblioteca, limpar algum ambiente da escola, dentre outros;
Este tutorial visa acabar com as dúvidas mais freqüentes dos novos e antigos membros. Esperamos que sirva de ajuda para todos!

Bom divertimento,
Administração.
Ir para o topo Ir para baixo
https://universidadevalemont.forumeiros.com
 
Tutorial do RPG
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
RPG: Universidade Valemont para Vampiros e Seres Magicos :: Administração :: Informações Gerais-
Ir para: